O Que é Alimentação Ayurvédica?

A nutrição ayurvédica é baseada no fato de que o corpo é governado por três Doshas: Vata, Pitta e Kapha. Cada pessoa tem uma constituição que determina sua natureza física e mental e desiquilíbrios dessa natureza que chamamos de agravamentos. A nutrição ayurvédica é, portanto, adaptada às necessidades específicas de cada indivíduo.

Na nutrição ayurvédica, é importante escolher alimentos que atendam às suas necessidades específicas, contrapondo o desiquilíbrio dos doshas.

Dieta Vata:

A dieta Vata é recomendada para pessoas com o dosha Vata agravado. Esse dosha é caracterizada pelo ar e pelo éter e é responsável pela mobilidade e comunicação, entre outras inúmeras coisas. A Dieta Vata recomenda alimentos quentes, oleosos e pesados que ajudam a equilibrar o excesso de secura e leveza naturais do dosha. Os alimentos sugeridos incluem ghee, grãos integrais, raízes e tubérculos e frutas maduras.

Dieta Pitta:

A dieta Pitta é recomendada para pessoas com agravamento do dosha Pitta. Esse dosha é caracterizada pelo fogo e é responsável pela digestão e metabolismo. A dieta Pitta recomenda alimentos frios, doces e amargos que ajudam a equilibrar o excesso de fogo no corpo. Os alimentos sugeridos incluem frutas e vegetais frescos, grãos integrais, leite de coco e manteiga clarificada – ghee.

Dieta Kapha:

A dieta Kapha é recomendada para pessoas nas quais o dosha Kapha esta agravado. Esse dosha tem por elementos a terra e a água e é responsável pela estrutura e estabilidade do corpo. A dieta Kapha recomenda alimentos leves, secos e picantes que ajudam a equilibrar o excesso de água e terra no corpo. Os alimentos sugeridos incluem frutas e vegetais frescos, grãos integrais, temperos e chás de ervas.

Dieta geral do Ayurveda:

Embora as dietas Pitta, Vata e Kapha sejam adaptadas às necessidades específicas de cada pessoa, existem certos alimentos e práticas dietéticas recomendados para todas as constituições ayurvédicas.

Algumas dessas recomendações incluem:

  • Escolha alimentos orgânicos e locais sempre que possível;
  • Coma alimentos frescos e sazonais;
  • Evite alimentos processados e refinados;
  • Coma uma dieta leve e de fácil digestão;
  • Coma devagar e mastigue Coma bem
  • Evite comer demais ou pular refeições;
  • Beber água morna ou chás de ervas durante o dia;
  • Evitar alimentos que não combinam bem, como frutas com laticínios;
  • Adicionar temperos como gengibre, açafrão e cominho às refeições para ajudar na digestão e melhorar o sabor.
 

Com uma dieta ayurvédica, é importante lembrar que todos os seres humanos têm uma constituição única e, portanto, sua dieta precisa ser adaptada às suas necessidades específicas. É recomendável que você consulte um profissional qualificado de Ayurveda para determinar sua constituição e a melhor dieta para você.

Conclusão:

O Ayurveda defende uma filosofia nutricional que enfatiza a importância de escolher alimentos que atendam às necessidades específicas do corpo e da mente. As dietas Vata, Pitta, Kapha são adaptadas às necessidades de cada pessoa com base em seus desiquilíbrios naquele momento. Seguindo a dieta Ayurveda, é possível alcançar um equilíbrio dos doshas, para alcançar o bem-estar completo.

Terapias Corporais do Ayurveda II - Espaço Arjuna
Arjuna Ayurveda Spa Alimentação Ayurveda: Compreendendo o Conceito de Dieta Ayurveda

No Espaço Arjuna você pode receber as fantásticas terapias corporais da medicina ayurvédica. Saiba mais sobre cada uma das terapias que oferecemos clicando no botão abaixo !!

Em Destaque:

No dia 14 de Outubro terá início o CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE YOGA COM CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL YOGA ALLIANCE RYS300

Não perca essa oportunidade, é o curso mais completo disponível no Brasil !