Estimular o fogo sistêmico (agni) do corpo para “suavizar” toxinas (ama) e expulsa-las pela pele através do suor é uma prática milenar e essencial na Ayurveda. Esta modalidade de terapia ayurvédica é chamada de Swedhana e pode ser traduzida como a terapia do suor – conhecido popularmente como sauna.
Tanto na visão oriental quanto na ocidental, o suor é considerado uma ferramenta reguladora do corpo com função não apenas relacionada com o equilíbrio da temperatura, mas também como uma maneira de eliminar resíduos e materiais perniciosos que prejudicam o bom funcionamento do organismo.
No tratamento ayurvédico, o Swedhana é realizado sempre após o Abhyanga (massagem) e nunca como uma prática isolada, além de preconizar o uso de ervas e óleos essenciais específicos para cada pessoa (Dosha) e não permitir que a cabeça receba o calor ao mesmo tempo que o corpo – apenas uma modalidade permite a cabeça dentro da sauna.
Benefícios e indicações:
– desintoxicação da pele e do tecido gorduroso: o calor perturba e agrava o tecido gorduroso (Medovahasrota) forçando que este excesso transborde e seja eliminado através do suor pela pele
– como parte do Panchakarma (processo de desintoxicação profunda de todo o corpo)
– como terapia de rejuvenecimento
– sensação de peso no corpo, sobrepeso, cansaço e letargia
– sensação de frio provocado por resfriados e por constituição Vata (Dosha)
– insônia, estresse, dores de cabeça
– para eliminar o excesso dos três doshas, especialmente desequilíbrios Vata e Kapha
– apetite deficiente e digestão lenta ou ineficiente
– reumatismo e artrite
– doenças respiratórias como asma, bronquite, renite e sinusite
– dores e rigidez articulares
-hemorróidas
Existem treze tipos de Swedhana descritos pela Ayurveda, com inúmeras variações de modalidades que vão desde a aplicação de calor local através de compressas e banhos quentes de imersão até saunas em construções elaboradas e abastecidas com madeira especial: Sankara, Prasthara, Nadi, Parisheka, Avagahana, Jentaka, Kuti, Ashmagna, Bhu, Kumbhika, Karshu, Holaka e Kupa.
Estas modalidades podem ser classificadas em três grupos principais:
Sauna seca: Karshu (é feito um buraco na terra onde é feito o fogo e quando está livre de fumaça, uma cama é colocada sobre o buraco e coberta com cobertores), Kuti, Bhu, Holaka, Kupa e Ashmagna* (pedras quentes ).
Sauna com vapor: Prasthara* (ervas quentes em compressas de seda ou algodão sobre o corpo), Nadi * (aplicação de vapor local com vaporizador), Parisheka, Avagahana, Jentaka* (sauna em que a pessoa entra completamente em um ambiente contendo vapor de ervas)
Sauna local (utilizam outros materiais além de água e ervas): Sankara (Pinda Sweda e Patra Potali estão incluídos), pode ser de aplicação local ou sistêmica.
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