Os chakras são a chave para entender como a mente, o corpo e a alma estão conectados através de uma estrutura psíquica e espiritual do corpo humano.
Os primeiros iogues tântricos fizeram experimentos mentais em que meditaram sobre a natureza interna da mente e do corpo e observaram que ao longo da coluna vertebral, há um canal central chamado de Shushumna Nadi, e que este é cruzado, em determinados pontos, por dois outros canais, o Ida e o Pingala.
É importante colocar que estes canais não são de natureza física, não podem ser vistos em dissecações, mas são de natureza psíquica e espiritual.
Em todos os pontos onde estes canais se encontram, temos áreas especiais chamadas de Chakras.
Chakra significa círculo e de certa forma estes centros tem um formato circular, sendo que cada um deles tem características individuais.
Os chakras também são eventualmente chamados de lótus, pois ao redor deles os iogues observaram pétalas e dentro deles visualizaram formas e cores diferenciadas.
Os cinco primeiros chakras são pontos importantes do corpo, porque controlam fatores fundamentais (sólido, líquido, luminoso e aéreo) que compõem o corpo, bem como as cinco camadas básicas da mente. Na verdade os fatores fundamentais podem ser controlados através do controle destes centros. Os chakras podem ser pensados como “os diferentes lugares da mente para controlar os fatores fundamentais.”
Os chakras tem uma enorme importância para o Yoga, pois estão associados a glândulas que secretam hormônios e afetam a mente e o corpo. Os primeiros seis chakras estão ligados com as glândulas que controlam 50 propensões mentais básicas e cada uma das pétalas destes chakras é o ponto de controle de uma propensão.
Em sânscrito uma propensão mental é denominada Vritti . Devido a esta ligação glandular, os chakras desempenham um grande papel no bom funcionamento dos órgãos físicos e dos nervos que se encontram nas proximidade destes centros físicos. Toda a ciência das posturas de yoga é baseada neste conhecimento.
Entender os chakras e vrittis pode ajudar as pessoas a superar as dificuldades psíquicas. Por exemplo, se alguém tem um medo de falar em público, ele ou ela poderia fazer posturas de yoga (como o pavão [Mayurasana]) destinadas a reforçar o terceiro chakra. As tendências da timidez e medo estão ambas relacionadas ao terceiro chakra. Da mesma forma outro problemas psíquicos podem ser abordadas quando se tem um bom conhecimento dos chakras e das posturas de yoga.
Em algumas situações os alunos querem algo de menor duração, um compromisso por um tempo menor. Desta forma temos cursos mais rápidos, nos quais o aluno pode conhecer o trabalho desenvolvido pela escola.
Cursos longos, e extremamente completos, para pessoas que realmente querem trabalhar com os temas com excelência.
Em Destaque:
Não perca essa oportunidade, é o curso mais completo disponível no Brasil !
Endereço
R. Diógenes de Almeida Marins, 140 – Jardim Prestes de Barros, Sorocaba – SP, 18021-210
Contato