Guia - Curso de Yoga / Formação em Yoga

A prática de Yoga já tem  muitos benefícios comprovados cientificamente. Basta entrar no google acadêmico, ou em algum outro banco de dados de artigos científicos como o PUBMED e pesquisar os termos Yoga e Meditação para verificar que são assuntos muito relevantes na área da saúde.

No mundo todo, milhões de pessoas estão entusiasmadas e convencidas pelos benefícios obtidos com este treino especial, que inclui o autoconhecimento. 

Yoga é considerado uma prática holística porque seus resultados não se limitam a um treinamento físico. Aliás, com exceção do Hatha Yoga (e os ramos neoclássicos derivados dele), os outros ramos de Yoga clássico não incluem o corpo em suas práticas, a não ser como um canal para as práticas internas.

Nosso curso proporciona uma visão geral dos tipos de Yoga Clássico e foca no Hatha Yoga, que usa o corpo como ferramenta para a união com o eu interior e todo o cosmos.

É assim que o potencial individual do yogi e yoginis é desenvolvido. As posturas, os chamados asanas, são ferramentas para atingir esse objetivo. Além dos asanas, existem exercícios de purificação, respiração e meditação para alcançar a união.

Cada tipo de yoga tem seu(s) texto(s) fundamentais, que determinam como deve ser a prática, e todos os tipos clássicos de Yoga se baseiam no Yoga Sutra de Patânjali.

Por que o yoga é uma prática tão popular?

Apesar de poucas pessoas realmente saberem o que é Yoga (pergunte para alguém que se diz praticante o que é yoga qual é o objetivo e qual ramo a pessoa pratica), podemos ter agora uma certa familiaridade com o yoga. Não é incomum encontrarmos grupos inteiros de yoga em parques de grandes cidades, fazendo seus exercícios ao ar livre na natureza; também é lugar comum em filmes, pessoas se encontrando em studios de yoga, com a mesma frequência que se encontram em shopping centers.

O yoga é tem um fundamento filosófico e inclui exercícios específicos de acordo com o ramo de yoga que se pratica.

Em resumo, a questão de por que o yoga é tão popular pode ser respondida da seguinte forma: com a ajuda de exercícios de yoga, uma grande variedade de problemas, sejam físicos ou mentais são tratados com eficácia. 

O espectro varia de falta de concentração e cansaço a tensão muscular, dores nas costas, doenças autoimunes, ansiedade e depressão, entre outros.

O que o Yoga pode oferecer?

A prática de Yoga proporciona força, equilíbrio, mobilidade, alongamento, melhora na respiração, concentração, pressão arterial e outros benefícios. Muitos profissionais da saúde como psicólogos, psiquiatras, endocrinologistas, cardiologistas e ortopedistas têm recomendado a prática de yoga como parte do tratamento.

Essa atividade engloba práticas mentais e físicas como purificações, posturas (asanas), massageamentos de órgãos e glândulas (bandhas e mudras), sequências de movimentos (vinyasa) como a saudação ao sol, exercícios respiratórios (pranayama) e sons (mantras).

Os benefícios médicos estão se tornando cada vez mais conhecidos por nós, já que uma rotina que envolva essa prática consegue fazer muito pelo corpo e pela psique.

Escolhendo o tipo de yoga certo para você

O Yoga é baseado em uma tradição milenar. Ninguém sabe ao certo quantos tipos de Yoga existem, considerando os pré-clássicos, clássicos e neoclássicos. O que difere um ramo do outro é a ferramenta que se usa para atingir o objetivo comum, que é a meditação.

A seguir estão os mais conhecidos:

Hatha Yoga

Hatha Yoga é um ramo clássico do yoga. Usa o corpo como ferramenta. É um dos mais populares do mundo. Muitos outros estilos são derivados deste; são os chamados neoclássicos.

Purificações, posturas, exercícios respiratórios e meditação fazem parte de uma aula de Hatha.

Vinyasa Yoga

Vinyasa Yoga é um estilo neoclássico de prática; mais dinâmico e acelerado, combina exercícios e movimentos para criar uma sensação de fluxo. 

As transições são fluídas e permitem uma sequência meditativa de movimentos aos quais é possível se dedicar completamente.

Muitos iniciantes começam com Vinyasa Yoga; ao mesmo tempo, o estilo popular é uma forma desafiadora de praticar que leva aos limites físicos. 

Razão suficiente para dar uma chance a esse tipo de yoga.

Ashtanga Yoga

Ashtanga yoga é um estilo neoclássico de yoga no qual uma sequência definida de asanas com transições fluidas (vinyasas) são executadas em sincronia com a respiração. Em cada pose há um ponto de foco definido para os olhos (drishti). 

E ao longo da atividade, os bandhas são mantidos, ou seja, os músculos do abdome e do assoalho pélvico são ativados.

Uma característica que distingue imediatamente o Ashtanga Yoga de muitos outros tipos de yoga à primeira vista é a sequência fixa, chamada de série.

Iyengar Yoga

Iyengar Yoga é baseado nos ensinamentos do indiano Bellur Krishnamachar Sundararaja Iyengar (BKS Iyengar). Inspirado na tradição secular de Hatha, o iogue desenvolveu seu estilo moderno na década de 1930.

Equipamentos como cintas, travesseiros e blocos, bem como técnicas especiais de respiração ajudam os alunos a realizar seus asanas da forma mais precisa e eficaz possível. 

Iyengar Yoga segue uma abordagem holística: corpo e mente devem entrar em harmonia, as saúdes física e mental devem ser fortalecidas.

Yoga Terapêutico

Existem sequências de exercícios maravilhosos em vários aspectos. Os exercícios terapêuticos de yoga ajudam com problemas nas costas, nos ombros e pescoço, dores crônicas nos joelhos e nas articulações.

Contribui para a melhora de muitas doenças crônicas, como asma, pressão alta, distúrbios do sono, obesidade, medos e muito mais.

Encontrando um bom professor de Yoga

Quando encontrar um lugar que oferece prática de yoga, pergunte onde a pessoa se formou, que tipo de yoga ela ensina, há quanto tempo ela pratica, há quanto tempo ela dá aula e qual é a tradição que ela segue. São informações básicas antes mesmo de fazer uma aula experimental.

Em seguida, faça uma aula e observe o ambiente, observe o professor e observe qual é a sua própria resposta à aula que foi oferecida.

Os professores de yoga são repetidamente criticados porque sobrecarregam seus alunos com exercícios acrobáticos ou confundem yoga com esportes competitivos. 

É importante obter informações como: formação e método de ensino

O que procurar em um professor de yoga?

Encontre um professor, tutor ou estúdio com as seguintes características:

Conhecimento.

Professor que fundamenta as aulas nos textos tradicionais.

Geração de autonomia.

Professor que capacita os alunos a terem autonomia na prática em casa, ensinando os fundamentos, variações e progressões.

Exemplo

Professor que pratica.

Aquele que está constantemente estudando yoga para que novas informações possam ser compartilhadas com o aluno.

Uso de suporte científico, como em estudos de caso, estudos de grupos de pares e informações novas ou antigas de referência.

Estudar biomecânica e fisioterapia para não prejudicar os alunos a longo prazo.

Aberto a sugestões. Consegue adaptar as práticas a cada aluno, porque trilhou o passo a passo de cada exercício que propõe.

Oferece um ambiente seguro e de apoio.

Como encontrar um professor de yoga qualificado?

Pergunte qual é a qualificação do professor. Pode não garantir a qualidade da aula mas, pelo menos, mostra que a pessoa passou por algum processo de qualificação. Pesquise sobre a instituição e sobre o profissional na internet. Pergunte para as pessoas que você sabe que praticam yoga quais são os profissionais que elas podem indicar. Verifique se o profissional faz parte de uma entidade que  tem um processo reconhecido de certificação, como o Yoga Alliance.

Quando fizer aula, verifique se o professor inspira sem se impor. Se te incentiva a praticar sem ser muito autoritário. Se convida à autonomia e a assumir responsabilidades. Se abre os olhos para a beleza do yoga e da vida. Busque essas qualidades em um profissional da área. 

Atualmente, devido aos sites de avaliações e de recomendações, tornou-se muito mais fácil encontrar bons instrutores qualificados de yoga

Há platafomas de pesquisa onde esses profissionais são cadastrados, assinalando suas especializações e formações no meio. No próprio Google consegue-se ver com clareza comentários de alunos. 

Considerações Finais:

O Yoga tem efeitos ótimos na mobilidade, alongamento, equilíbrio, fortalecimento e bem-estar geral, entre outras coisas. 

Combinado com meditação e relaxamento, o yoga tem um resultado positivo nos sintomas relacionados ao estresse, obesidade ou sintomas de dor, como dores nas costas ou enxaquecas.

Lembre que o processo é lento. Benefícios são obtidos desde o primeiro dia de prática, mas são pequenas conquistas que nem sempre são perceptíveis. Aos poucos as mudanças se manifestam e talvez outras pessoas percebam antes de você. Seja paciente no início da prática de yoga, como em qualquer coisa: aprendizagem de um idioma, um instrumento musical ou uma atividade esportiva.

Já ouviu o ditado antigo: a prática leva à perfeição? Por mais que pareça uma atividade tranquila, o yoga atinge pontos importantes do corpo e da mente. O trabalho de autopercepção pode ser inquietante, às vezes, quando encaramos nossos desequilíbrios e dificuldades.

Obviamente, algumas posições serão mais fáceis que outras, tudo dependerá do seu grau de conhecimento e comprometimento. Mas acima de tudo, é preciso ter paciência, porque o resultado chega de maneira gradativa. 

Conselhos para manter o compromisso com o yoga:

  • A resistência física é a capacidade do nosso corpo que nos permite manter uma determinada intensidade de esforço pelo maior tempo possível.
  • Nossa capacidade de se recuperar rapidamente após um esforço relativamente longo também depende de nossa resistência. Como você pode imaginar, a resistência é trabalhada em qualquer posição de yoga. 
  • Separe alguns dias da semana, de preferência pela manhã, para que torne yoga um hábito em sua rotina, e não uma obrigação. 

Conclusão geral sobre como começar os estudos do yoga

Em um treino de yoga, os vários asanas são trabalhados por um determinado período de tempo. Movimentos fluidos ligam as posições individuais, criando um fluxo. É assim que traz equilíbrio e paz interior.

Ao mesmo tempo, a respiração desempenha um papel importante. Ao inspirar e expirar conscientemente mais oxigênio entra em nosso corpo. Isso traz serenidade e ajuda a olhar para dentro e entender e aprender a como se conectar com o seu eu interior.

O yoga é um ensinamento indiano de 10.000 anos, cuja prática visa harmonizar corpo, mente e alma.

A palavra sânscrita yoga significa unidade e harmonia. Através dessa atividade, as pessoas reconhecem a sua conexão com todo o cosmos.

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