A energia divina latente
Outra importante descoberta feita pelos primeiros yogues foi que, na base da coluna encontra-se a kundalinii, ou kulakundalinii.
Kundalinii é a energia divina latente um ser vivo. Os iogues dizem que ela se parece com uma cobra enrolada, adormecidos na primeira vértebra da coluna. Quando a kundalinii é despertada pela repetição de um mantra específico, ela sobe pelo shushumna nadi e, uma vez que atravessa os diferentes chakras, faz com que o yogue experimente uma proximidade maior com a Consciência Suprema.
Quando a kundalinii atinge o Sahasrara chakra o aspirante espiritual se funde com a Consciência Suprema. Este estado é chamado Nirvikalpa Samadhi.
Samadhi, portando é um estado no qual a mente do Sadhaka, aspirante espiritual, é dissolvida na Mente Cósmica.
Quanto o sentimento de “eu” unitário dissolve-se no sentimento de “Eu” cósmico.
Existem diferentes tipos de Samadhis – e a experiência de tais Samadhis também varia. Algumas vezes a pessoa escuta o som de uma flauta, algumas vezes ela escuta o som de guizos, algumas vezes o som de sinos, outra vezes o som de uma concha, o zumbido de abelhas, ou o som de aum.
Existem níveis de Samadhis, veja:
Nirvikalpa Samadhi – estado não-qualificado de auto-dissolução em Nirguna Brahma, 0 “eu” unitário dissolve-se no sentimento de “Eu” cósmico.
Savikalpa Samadhi – estado qualificado de auto-dissolução em Saguna Brahma, a percepção do “eu” permanece.
Quando o Sadhaka atinge Savikalpa Samadhi, são vários os possíveis estados de bem aventurança e de sensações que podem ser vivenciadas :
Salokya samadhi, por exemplo, é um estado no qual o aspirante sente que ele ou ela está no mesmo reino do que a sua meta. Onde eu estou, ali você está – esta espécie de sentimento constante permanece.
Samipya Samadhi, em que o devoto sente-se extremamente próximo do objeto de meditação.
Sayujya Samadhi, é aquele em que a pessoa sente o toque do Senhor.
Sarupya Samadhi, é quando o devoto sente-se completamente absorvido na forma do Senhor.
Sarshthi Samadhi, é o estado mais elevado de savikalpa samadhi.
Aqueles que experimentam esse estado não são capazes de explicar ou descrever, porque ele ocorre quando a mente para de funcionar e a consciência de que viveram a experiência só se dá quando a mente deixa este estado de absorção. Em seguida, eles experimentam ondas de felicidade extrema e podem assumir que estavam em nirvikalpa samadhi.
A possibilidade de entrar em samadhi vem depois de uma longa prática nesta vida, ou como um resultado de muita prática em uma vida anterior. É o ponto culminante de milhões de anos de desenvolvimento a partir de formas de vidas inferiores à humana e, finalmente, a fusão com a nossa natureza primeira.
Nosso curso de formação é o único no Brasil com certificação internacional pela Yoga Alliance na categoria de 300 horas.
Nosso responsável técnico, Professor Fábio Almagro, é um dos poucos professores no Brasil na categoria E-RYT500 e registrado ainda como integrante do programa de “Educação Continuada” da entidade.
Clique nos selos ao lado para visitar as páginas da Yoga Alliance que documentam nossos registros.
Em Destaque:
Não perca essa oportunidade, é o curso mais completo disponível no Brasil !
Endereço
R. Diógenes de Almeida Marins, 140 – Jardim Prestes de Barros, Sorocaba – SP, 18021-210
Contato