O que é Ayurveda? Descubra a medicina indiana milenar que pode mudar sua vida.

Quem já experimentou o Ayurveda conhece a sensação maravilhosa de renascer depois. No entanto, alguns cientistas continuam questionando os métodos ayurvédicos, apesar de seus efeitos visíveis. 

Ayurveda o que é?

O Ayurveda é a medicina indiana  tradicional e milenar, cujo objetivo é: equilibrar o corpo, a mente e o espírito. Ela se baseia nos  três doshas, ou princípios biológicos, chamados de Vata, Pitta e Kapha, que governam as funções fisiológicas do corpo.

O Ayurveda também utiliza uma variedade de técnicas, como massagens, dietas, ervas medicinais e meditação para promover a saúde e prevenir doenças. Ela é praticada há mais de 3 mil anos e é a mais antiga das medicinas tradicionais do mundo.

Para o Ayurveda, as doenças surgem como resultados de um desequilíbrio. Ayurveda é um sistema médico independente que vê os pacientes na totalidade, não considera corpo, mente e alma separadamente e não se concentra apenas em órgãos individuais. 

Essa prática não é, portanto, apenas um sistema médico-terapêutico, mas um ensinamento holístico.

Em suma, o Ayurveda representaum outro paradigma completamente diferente da medicina tradicional. 

Mesmo que possa parecer aos leigos, o Ayurveda não é uma nova tendência que só existe graças a algum modismo, é um sistema de saúde completo e complexo, com resultados comprovados.

Ayurveda é uma medicina?

Sim, o Ayurveda é um sistema de medicina ancestral e tradicional indiano que se originou há mais de 3.000 anos. Ayurveda é uma abordagem holística e natural à saúde e bem-estar, que enfatiza a prevenção de doenças e o aprimoramento da saúde através de técnicas de estilo de vida e dieta, juntamente com ervas e tratamentos físicos.

A Ayurveda baseia-se na crença de que a saúde e o bem-estar dependem de um equilíbrio delicado entre a mente, o corpo e o espírito. Ela classifica as pessoas em três tipos constitucionais ou “doshas”: Vata (espaço e ar), Pitta (fogo e água) e Kapha (terra e água). Segundo o Ayurveda, a doença e o desequilíbrio ocorrem quando um ou mais doshas não estão em equilíbrio.

História e filosofia da Medicina Ayurveda

As origens históricas do Ayurveda tem seus  registrosnos mais antigos textos indiano, os Vedas. Diz-se que esse conhecimento veio do criador do universo, o próprio Brahman, e foi preservado por séculos pela tradição oral pelos chamados Rsis (videntes da sabedoria). 

Assim, o Ayurveda pode ser visto como um trabalho coletivo de um número imensurável de sábios, médicos e filósofos. 

As mais famosas coleções de textos foram escritas sábios Caraka, Susruta e Vagbhata, obras ainda hoje disponíveis:

  1. Caraka Samhita (criado por volta do século I aC)
  2. Sushruta Samhita (por volta do século I dC)
  3. Astanga Hrdayam Samhita de Vagbhata (cerca do século VII dC)


Embora os budistas (na Índia de 600 aC a 1000 dC) não aceitassem as escrituras védicas, eles adotaram a medicina ayurvédica, mostrando que mesmo naquela época o Ayurveda não estava associado a um dogma irrefutável. 

Os budistas ajudaram a garantir o Ayurveda enviando monges budistas para a China, Tibete e Sri Lanka, o que explica por que os medicamentos desses países têm muitas semelhanças com o Ayurveda. 

Com os conquistadores turcos (1100 a 1600 dC), o Ayurveda deu um salto adiante, seguido por uma reaproximação com as várias correntes dos sistemas médicos tradicionais indianos. 

Com a colonização da Índia, o Ayurveda sofreu um golpe com mão de ferro dos ingleses, que  baniram as instituições ayurvédicas. O Ayurveda só sobreviveu graças às tradições familiares. 

Hoje, o Ayurveda  recuperou seu lugar na sociedade indiana e faz parte do sistema médico oficial da Índia.

Conceitos básicos da Ayurveda

Desde o início – de acordo com os ensinamentos ayurvédicos – o mundo é composto por cinco elementos: espaço (ou éter), ar, fogo, água e terra. Eles determinam tudo: a natureza das pedras, das  plantas, dos animais e das pessoas.

O homem é considerado o microcosmo do mundo. Todos os elementos também são encontrados em seu corpo, por exemplo, em seus cinco sentidos.

O que é Ayurveda

Prevenção de doenças

O Ayurveda é o mais preventivo dos sistemas médicos. Na verdade, temos seis passos que conseguimos reconhecer até o momento em que uma doença se estabelece e o ayurveda tem a condição de atuar em cada um desses momentos, evitando que efetivamente uma doença se instale e se desdobre em patologias secundárias. 

Temos vários tratamentos disponíveis:

Muitas vezes, o paciente tem um interesse especial por um determinado tipo de resultado, dessa forma, usando os protocolos do Ayurveda, criamos os tratamentos ao lado, que TAMBÉM SÃO TRATAMENTOS DE PANCHAKARMA, mas que dão uma atenção especial a determinados aspectos. 

Em Destaque:

No dia 14 de Outubro terá início o CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE YOGA COM CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL YOGA ALLIANCE RYS300

Não perca essa oportunidade, é o curso mais completo disponível no Brasil !