Para compreender os Gunas: Satva, Raja e Tama, a escola Samkhya descreve como o universo se manifesta e se estrutura.
No princípio existe Purusha e Prakruti.
Purusha é o espírito, a consciência universal, puro, sem manchas.
Prakruti é o princípio material. Essa matéria é auto existente porém imóvel. É na presença do Espírito Universal que a matéria entra em movimento e é desse movimento que surgem e se desenvolvem todas as formas materiais existentes.
Dentro da matéria existem três princípios inerentes, que a partir do contato com o Purusha, estão em constante movimento na matéria.
Satva, Rajas e Tamas são estes princípios.
Satva – é a pura essência da luz, a ação correta, o propósito espiritual, é o espaço claro e limpo, é a percepção, o conhecimento.
Rajas – é o princípio do movimento, mudança, excitabilidade, transformação, é o movimento da atenção de um objeto a outro.
Tamas – é a inércia, escuridão, sólido, ignorância, resistente ao movimento.
No movimento da matéria causado por Purusha Satva, Rajas e Tamas se desdobram e formam a parte mais sutil do ser humano.
Satva da origem a consciência individual, Budhi. Rajas é o preceptor do ego, Ahamkara, e Tamas da mente Manas.
Além da consciência, ego e mente as três formas iniciais da matéria Satva, Rajas e Tamas dão origem aos órgãos dos sentidos, órgãos de ação e a parte sutil dos cinco elementos básicos.
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