O processo através do qual o Yoga foi trazido para o ocidente acabou por criar uma forma superficial de Yoga, na qual apenas as posturas recebem atenção.
O Ashtanga Yoga de Patanjali fala em 8 passos ou aspectos aos quais o praticante deve dar atenção e as posturas são apenas um deles!
Na verdade, os Asanas, ou posturas, devem ser Sthira – Estáveis e Sukha – confortáveis, para que possamos fazer as outras práticas, o praticante alonga o corpo e fortalece a musculatura para que ele possa sustentar as posturas de meditação com tranquilidade, sem incômodos, e possa meditar e adentrar em estados alterados de consciência sem que o corpo físico atrapalhe o processo!
O Yoga praticado em sua íntegra gera uma mudança profunda na visão de vida do praticante, muda a percepção sobre o que estamos fazendo neste mundo, sobre quem somos, sobre qual é o sentido de nossas vidas!
O curso pode ser feito de forma presencial ou à distância.
A modalidade presencial:
Na modalidade à distância teremos:
Daremos um certificado, com a carga horária.
Precisamos ter a certeza de que você virá para o curso, então solicitamos uma taxa de inscrição de R$ 200,00.
O curso será cobrado mensalmente, são 12 mensalidades de R$ 320,00, de Janeiro à Dezembro de 2024.
São apenas 25 vagas presenciais e 25 vagas à distância, é importante reservar com uma boa antecedência !
As inscrições são feitas através do botão abaixo !
A palavra significa “União”. É a união dos aspectos grosseiros e sutis do ser humano e do ser humano com todas as outras coisas. Também é o conjunto de técnicas e textos que compõem a prática. Cada conjunto recebe um nome específico, como Hatha Yoga, Bhakti Yoga, Raja Yoga e Karma Yoga.
Na história do Yoga, classificamos os tipos como protoclássicos, pré-clássicos, clássicos e neoclássicos.
Os protoclássicos são registros de práticas com estátuas e gravuras, antes mesmo da escrita na Índia.
Pré-clássicos são caracterizados por registros escritos, mas que ainda não usam a palavra Yoga. Conhecimento difuso e fragmentado, sem os tratados fundamentais.
Clássicos são os tipos que são compostos por textos que fundamentam a prática, e práticas agrupadas por semelhança na ferramenta utilizada. São 7: Raja, Bhakti, Karma, Jñana, Mantra, Tantra e Hatha.
Neoclássicos são os ramos derivados dos clássicos. Praticamente todos são derivados do Hatha, que usa o corpo como ferramenta.
Em vários lugares do mundo há registros de pessoas em posturas não convencionais, e de práticas que são semelhantes ao que conhecemos hoje como Yoga. Mas como na Índia foram compilados os textos que definem cada prática, e é um conhecimento que tem sido passado com coerência e consistência até hoje, ela é considerada o berço do Yoga.
Sim. Mesmo que, em alguns casos específicos, haja contraindicações médicas, a quantidade de práticas existentes e as variações possíveis permitem que qualquer pessoa pratique.
Não. Yoga pode ser considerado uma filosofia, e pode ser considerado até uma ciência, já que propõe a verificação prática de seus postulados; mas não há semelhança com religião.
Embora os significados de Yoga (União) e de Religião (Religação – Reunião) possam ser parecidos, o fundamento da união do Yoga é entre o corpo e a mente do ser humano.
Não. Qualquer pessoa pode praticar. Apesar disso, sabemos que são raras as crianças que têm interesse em praticar posturas com alguma permanência, e que algumas pessoas apresentam limitações que impedem certas práticas. Mas a prática tem o objetivo de acalmar quem é muito agitado e de mexer com quem está muito parado. Assim, desde que haja motivação em perseverança, todos conseguem praticar.
Sim. Como em tudo na vida, devemos treinar as capacidades que ainda não desenvolvemos: fazemos musculação para ficarmos mais fortes, não depois que estamos fortes. Vamos à escola para aprender, não depois que já aprendemos; praticamos Yoga para ficarmos mais flexíveis e pacientes.
Yoga é meditação. Os textos tradicionais dizem que, se você consegue fazer uma postura meditativa, não precisa fazer outras posturas. Sente e medite! Acontece que nem todo mundo tem condições físicas de sentar e permanecer numa postura meditativa. Assim, as outras posturas foram criadas, para melhorar o funcionamento do corpo e possibilitar que o corpo fique bem o suficiente para não incomodar. É possível praticar Yoga sem fazer muitas posturas; mas convém lembrar que elas trabalham capacidades importantes como concentração, equilíbrio, força e alongamento, entre outras.
Sim. Mas é importante lembrar que existe uma diferença entre uma praticante de Yoga que engravida e uma grávida que começa a praticar Yoga. Algumas praticantes seguem normalmente até o fim da gestação; uma pessoa que está começando a praticar precisa ter muita atenção porque precisa aprender uma coisa nova com um corpo que está passando por mudanças muito rapidamente e, por isso, precisa ter mais cuidado. Mas o controle da respiração, o equilíbrio e mobilidade das articulações com certeza serão benéficos.
Toda aula de Yoga inclui meditação. Este é o objetivo principal da prática. Se você quer apenas meditar, experimente ficar imóvel durante 20 minutos, em alguma postura sentada no chão, sem apoio nas costas, controlando a respiração. Se não for possível, então você ainda precisa dos outros exercícios.
Não. Qualquer mudança que aconteça dever ser consequência da prática, e não pré-requisito. Se você perceber, ao longo do tempo, que algumas coisas não cabem mais na sua vida, ou não fazem sentido, então você colherá os benefícios com alegria, sem o sentimento de estar se privando de alguma coisa. Apesar disso, pode ser interessante você se permitir fazer uma experiência, já que considerou este questionamento.
Várias especialidades da área da saúde têm indicado a prática de Yoga. Psicólogos, psiquiatras, endocrinologistas, cardiologistas e ortopedistas, por exemplo. Isso dá uma ideia de alguns benefícios possíveis. Muitos artigos científicos já foram escritos relacionando a prática de Yoga com melhora em casos de doenças autoimunes, alergias, alterações em pressão arterial e frequência cardíaca, além dos benefícios mais conhecidos de melhora na postura, na respiração, no equilíbrio e na mobilidade.
Sim. A prática de Yoga possibilita o autoconhecimento e, como é uma filosofia de cuja base a não-violência é um dos pilares, o praticante aprende a se respeitar e fazer cada exercício de maneira a obter benefícios, sem o risco de se lesionar. Os professores também devem respeitar as indicações e contraindicações dos especialistas, se houver.
Responsável:
Terapeuta Professor
Fábio Almagro
Gestor e idealizador do Espaço Arjuna.
Após muitos anos no mercado corporativo como analista de sistemas e professor universitário, começou a sua jornada de auto conhecimento e sua relação com a cultura indiana.
Defensor do vegetarianismo, culinarista e meditante, Fábio Almagro fez a formação em Psicanálise, Biopsicologia, Pnl, Yoga, Ayurveda e Yoga Massagem Ayurvédica.
Fábio possui registro Yoga Alliance E-RYT 500 – Experienced Registered Yoga Teacher 500 hours e também está ligado ao YACEP – programa de educação continuada da entidade.
Fábio Almagro é o professor responsável pela formação de professores de yoga e de terapeutas em ayurveda do Espaço Arjuna e também atende consultas de Ayurveda e conduz os Panchakarmas – tratamentos de desintoxicação corpo e mente.
Endereço
R. Diógenes de Almeida Marins, 140 – Jardim Prestes de Barros, Sorocaba – SP, 18021-210
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