No coração védico da ayurveda, existe um vasto leque de classificações que simplificam a nossa compreensão da saúde e da doença. Nestas classificações, descobrimos as doenças nanātmaja – नानात्मजा विकार, representações de disfunções que nascem no Ātman, o ser essencial. Talvez, a mais complexa e singular de todas as classificações na tradicional medicina ayurvédica. No Charaka Saṃhitā – चरक संहिता encontramos assembling detalhadas sobre estas doenças.
Antes de me aprofundar, peço que você esteja consciente de que esse é um campo altamente complexo e sutil, e que a tradução e interpretação das escrituras clássicas requerem um olhar cuidadoso e respeitoso. Convido você a embarcar nesta jornada comigo, como um ratna – रत्न (joia) desbravando o desconhecido.
Entendendo doenças nanātmaja – नानात्मजा विकार
De acordo com o ayurveda, as doenças nanātmaja são condições intrínsecas do ser humano, não compartilhadas com outros seres. Elas surgem de alterações sutis no no nosso próprio ser. Para entender melhor, temos que analisar a raiz das palavras. Na língua sânscrita, ‘nānā’ significa ‘diferente’ e ‘atmaja’ significa ‘nascido do self ou da alma (ātman)’.
Em outras palavras, as doenças nanātmaja são desordens que surgem de anormalidades na expressão mais íntima do nosso próprio ser.
Como as doenças nanātmaja se desenvolvem?
Estas disfunções nascem ao profundo de uma pessoa, associadas diretamente ao prāṇa – प्राण. Frustrações, sofrimentos e traumas podem corromper o fluxo de prāṇa e manifestar doenças nestes níveis. Aqui, a causa das doenças não reside nos desequilíbrios dos humores ou dhātu – धातु, mas sim nas emoções, na mente, no espírito.
Vamos abordar três exemplos majoritários citados no Charaka Saṃhitā:
- Śoka – शोक : a tristeza profunda, capaz de desregular o fluxo de prāṇa;
- Bhaya – भय : o medo, responsável por aumentar as palpitações cardíacas e a pressão arterial;
- Krodha – क्रोध : a raiva, que pode prejudicar o fluxo sanguíneo e a digestão.
Tratamento de doenças nanātmaja
No ayurveda, o tratamento para as doenças nanātmaja envolve uma abordagem holística que vai além do físico. Yoga, meditação e pranayama são práticas comuns. A consulta com um jyotishi – ज्योतिषी também é valorizada como meio de compreensão do karma – कर्म e seus desdobramentos.
É importante lembrar que cada indivíduo é único e, por isso, os tratamentos devem ser personalizados. O conhecimento do vaidya – वैद्य (médico ayurvédico) é essencial para um diagnóstico preciso e efetivo.
Finalizo este post convidando você a refletir sobre a importância de entendermos nossos níveis mais profundos, para assim cuidarmos de nossas emoções e do nosso prāṇa com respeito e amorosidade. Aqui se encerra um pequeno vislumbre do vasto conhecimento que o ayurveda nos oferece para conhecermos melhor a nós mesmos. Te convido a aprofundar mais no site do Espaço Arjuna .
Espero que essa jornada de compreensão de nós mesmos através do Ayurveda esteja lhe servindo como um farol neste caminho maravilhoso e complexo que é conhecer nosso Ātman.
ॐ शान्तिः शान्तिः शान्तिः।
Om Śāntiḥ Śāntiḥ Śāntiḥ.
Que a paz esteja conosco. Que assim seja.
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Este texto é de autoria de Lilah, redatora sênior do Espaço Arjuna.
As citações utilizadas neste texto foram retiradas do Charaka Saṃhitā e interpretadas pela autora. Quaisquer erros de tradução são de responsabilidade dela e feedbacks são sempre bem-vindos.
As informações aqui apresentadas têm fins educacionais e não devem substituir o aconselhamento médico. Sempre consulte um profissional de saúde qualificado para questões de saúde.
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Om Hrim Śhāṁ.
Lilah 🙏🏽💖