Haridra (Curcuma longa): A Planta Medicinal Dourada do Ayurveda
Também conhecida como Açafrão-da-terra ou Cúrcuma, a Haridra é uma das plantas medicinais mais antigas e veneradas no Ayurveda. Vamos conhecer mais sobre suas propriedades, indicações, contra indicações e formas de utilização.
Sapta Padartha Vijnana da Haridra
- Jati (espécie): Haridra é classificada como uma das espécies de ervas medicinais antigos do Ayurveda.
- Gunas (propriedades): A planta possui as propriedades de Ruksha (seca), Laghu (leve), Tikshna (afiada), Ushna (quente).
- Karman (ação terapêutica): Haridra é conhecida pelas suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antibacterianas e antivirais.
Indicações e Contra indicações
As indicações para a utilização da Haridra incluem distúrbios do sistema digestivo, doenças de pele, resfriados, infecções, lesões, e também é usada em práticas de beleza naturais para manter a pele brilhante e saudável.
Por outro lado, como tudo em excesso faz mal, também existem as contraindicações. Pessoas que têm histórico de cálculos biliares ou obstrução dos ductos biliares, úlceras estomacais ou hiperacidez devem evitar o uso de Haridra. Como a Haridra tem propriedades anticoagulantes, ela é contraindicada para pessoas que tomam medicamentos anticoagulantes.
Dosagem e Formas de Utilização
Haridra pode ser consumida na forma de cápsulas, polvilhada sobre os alimentos, adicionada a smoothies ou consumida como uma tintura.
A dosagem usual é de 1-3g de pó de Haridra por dia, sendo essa dosagem variável de acordo com a condição da pessoa e a prescrição do médico ayurveda. Conheça mais no site do Espaço Arjuna