Introdução ao Janu Vishlesha
Janu Vishlesha, em sânscrito जानु विश्लेष, é traduzido como ‘dissociação do joelho’, um termo usado para descrever várias condições que afetam a articulação do joelho. Em um contexto clínico moderno, essas condições podem estar relacionadas a problemas como artrite, inflamação ou lesões articulares.
Significados e Contexto Clínico
Janu Vishlesha abrange uma gama de sintomas que são frequentemente observados em doenças como osteoartrite (ICD-10: M15-M19) e outras doenças degenerativas do joelho. O termo é amplo e pode incluir uma diversidade de condições relacionadas à articulação do joelho em que há deterioração ou desgaste das cartilagens, acompanhada muitas vezes de dor, inchaço e restrição de movimento.
Lakṣaṇa (Sinais e Sintomas)
Os principais lakṣaṇa de Janu Vishlesha incluem dor acentuada no joelho, inchaço, dificuldade de movimento, e a sensação de estalos dentro da articulação.
Nidāna (Causas e Agravantes)
De acordo com a Ayurveda, as causas de Janu Vishlesha estão frequentemente associadas ao desequilíbrio dos doṣas, principalmente Vāta. Atividades que agravam Vāta, como movimentos repetitivos, exposição prolongada ao frio e dietas inadequadas, são consideradas fatores de risco significativos.
Princípios Terapêuticos da Ayurveda
Tratamentos comuns incluem terapias de oleação (snehana – स्नेहन) e purgação (virechana – विरेचन). Estas práticas ajudam a restaurar o equilíbrio dos doṣas e a melhorar a lubrificação e a funcionalidade das articulações.
Soluções e Formulações Clássicas
Formulações como guggulu (गुग्गुलु) e ashwagandha (अश्वगंधा) são freqüentemente recomendadas para o manejo de Janu Vishlesha, tanto em formas tradicionais quanto em cápsulas modernas e churnas.