A imagem mostra a planta Ajwain, com folhas, flores e sementes, numa representação realista, contra um fundo de pergaminho claro.

Ajwain (Trachyspermum ammi): A Jóia Medicinal do Ayurveda

Ajwain (Trachyspermum ammi): De ilustre desconhecida à joia medicinal

Ajwain (अजवायन), também conhecida como carom, é uma planta medicinal carregada de propriedades benéficas segundo a tradição Ayurveda. Seu nome científico é Trachyspermum ammi, mas popularmente é conhecida como carum copticum, cominho da Índia ou Semente-de-erva-doce. Em hindi, a lingua nativa da India, conhecida como Ajwain ou Ajowan.

Sapta Padartha Vijnana e Ajwain

Analisando a Ajwain sob o olhar de Sapta Padartha Vijnana, princípio elementar à Ayurveda, podemos observar as seguintes propriedades:

  • Rasa (ऋसा): Pungente e amargo
  • Guna (गण): Leve e penetrante
  • Virya (वीर्य): Quente
  • Vipaka (विप क): Pungente
  • Karmas (कर्मस्): Kapha vata hara, pachana

Indicações, Contra indicações e Aspectos de segurança

Ajwain é indicada principalmente para tratar questões digestivas. Ayurvedicamente falando, sua ação quente afeta principalmente Kapha e Vata doshas.

Algumas contra indicações: É importante não exceder a dose recomendada de Ajwain, pois em grandes quantidades pode causar náuseas, vômitos e reações alérgicas. Mulheres Grávidas ou pessoas com úlceras, gastrites e refluxo devem consumir a planta com cautela.

Dosagem e formas de utilização

A dosagem geralmente recomendada é de aproximadamente 1-2 gramas da semente seca, geralmente em forma de Churna (pó) ou em cápsulas. Também pode ser utilizada como tintura 1:5 em 90% de álcool na proporção de 2-5mL três vezes ao dia.

Explore a maravilha medicinal que é o Ajwain em sua rotina diária e permita que essa jóia Ayurveda ilumine sua saúde e bem-estar. Conheça mais no site do Espaço Arjuna