O fantástico Arjuna – अर्जुन
Nos anais sagrados do Ayurveda, encontramos uma planta cujo nome ecoa bravura, claridade e discernimento – Arjuna (अर्जुन – Terminalia arjuna). Celebrada como um amparo para o coração, esta árvore centenária tem suas virtudes imortalizadas nas páginas de nossa ancestralidade védica.
O Brillho de Arjuna através do Sapta Padartha Vijnana
Dentro do Sapta Padartha Vijnana, o estudo dos sete elementos fundamentais de existência, a Arjuna resplandece com qualidades únicas e inconfundíveis. Ela se manifesta nas três Gunas, mas sua essência principal vibra com o frescor da Sattva.
Uso Terapêutico, Contraindicações e Segurança
A Arjuna é uma planta valorizada em todo o espectro da medicina Ayurveda. Suas cascas são a fonte primária de sua potência medicinal, muito conhecida por suas propriedades cardio protetoras. Contudo, como todo remédio, a Arjuna deve ser utilizada com discernimento e orientação adequada.
Enquanto a Arjuna tem vastas indicações, a mesma deve ser feita de modo consciente, no sentido de que deve ter suas contraindicações respeitadas. Mulheres grávidas ou pessoas com doenças relacionadas à baixa pressão arterial devem utilizá-la com cautela.
Dosagem e maneiras de uso
O uso desta planta sagrada pode assumir várias formas, sendo as mais comuns em cápsulas, churna (pó) e tintura. O consumo regular para fins preventivos é geralmente sugerido em dosagens de 500 mg a 1 g, duas vezes ao dia.
Arjuna – um presente para o coração
Combinado com o seu uso consciente, o Arjuna torna-se uma planta que abraça o coração com carinho e cuidado – um verdadeiro presente dos antigos Rishis a nós.
Uma gota de sabedoria Ayurvédica pode transformar nossas vidas. E convido a todos a embarcar nesta extraordinária jornada conosco no Espaço Arjuna.