A pintura em aquarela da planta medicinal Bala (Sida Cordifolia) em floração, disposta sobre um antigo manuscrito Ayurvédico, com uma aura curativa em torno dela.

Bala – A âncora de cura pelas trilhas da medicina Ayurveda

Bala Sida cordifolia – बला सिदा कोर्डिफोलिया: A Planta que Equilibra

No grandioso universo Ayurvédico, encontramos uma erva altamente venerada – Bala (Sida cordifolia). Uma palavra sânscrita que se traduz literalmente por ‘força’, Bala é um fitoterápico relevante com poderes curativos prolíficos. Bala fortalece em todos os aspectos, do corpo físico à energia vital (prāṇa – प्राण), produzindo vigor e vitalidade.

As Propriedades de Bala através do Sapta Padartha Vijnana

  1. Rasa (Gosto) – Doce e adstringente
  2. Guna (Qualidades) – Leve e pegajoso
  3. Veerya (Potência) – Frio
  4. Vipaka (Pós-digestão) – Doce
  5. Dosha (Ação sobre doshas) – Equilibra Vata e Pitta doshas, pode aumentar Kapha
  6. Dhatu (Tecidos do corpo) – Beneficia todos os sete Dhatus
  7. Srotas (Sistemas do corpo) – Circulatory, nervous, respiratory and reproductive systems

Indicações terapêuticas e Contra-Indicações

Indicações terapêuticas

Bala é usada para gerir uma série de condições de saúde: de resfriados, asma e fraqueza para curar úlceras e melhorar a fertilidade. Ela é um tônico geral eficaz e pode ser usado periodicamente para manter a saúde geral e reforçar o sistema imunológico.

Contra indicações e aspectos de segurança

Bala deve ser usada com cautela em pessoas com Kapha elevado, obesidade, e em condições onde não há necessidade de fortificação. Como Bala é de natureza fria, deve ser usada com cautela durante o inverno e em indivíduos com grande sensibilidade ao frio.

Combinações terapêuticas

Bala combina bem com gokshura (Tribulus terrestris- गोक्षुर त्रिबुलुस तेर्रेस्त्रिस ) para melhorar a função sexual e com Ashwagandha (Withania somnifera – अश्वगंधा विथानिया सोमनिफेर) para tratar o emagrecimento e a fraqueza.

Dosagem e Modos de Utilização

A pessoa pode consumir Bala em forma de cápsulas, churna, ou tintura. Geralmente é recomendada a dosagem de 1 a 2 gramas de Churna, de uma a duas vezes por dia. Para cápsula, a dose é geralmente de uma cápsula, duas vezes por dia após as refeições. Em forma de tintura, 5 a 10 gotas são suficientes para iniciar, duas vezes por dia.

ॐ Aham Brahmasmi (अहम् ब्रह्मास्मि)ॐ

Ao explorar a ciência do Ayurveda, cruzamos várias encruzilhadas chamadas – Plantas Medicinais. Cada planta carrega consigo uma vibração única, um segredo sobre a cura de nossos corpos e de nosso espírito. Nossa próxima jornada pode ser para conhecer o neem, a turmérica, ou quem sabe, o gengibre. O que importa é que estamos avançando – para mais perto de nossa verdadeira natureza. ॐ

Conheça mais no site do Espaço Arjuna