Amalaki (Emblica officinalis): A Poderosa Planta Medicinal Segundo o Ayurveda
Nessa extensa jornada pela sabedoria Ayurvédica, nos deparamos com tesouros botânicos que carregam em si a ressonância do universo. Um desses tesouros é a planta medicinal Amalaki, conhecida cientificamente como Emblica officinalis e vulgarmente como Amla ou Groselha Indiana, um fiel aliado na jornada para a harmonia e equilíbrio do corpo, mente e espírito.
Nomes e Classificação
- Nome científico: Emblica officinalis
- Nome vulgar: Amla, Groselha Indiana
Propriedades de acordo com o Sapta Padartha Vijnana
- Amla possui propriedades estimulantes e proporciona clareza mental.
- Esta planta promove a harmonia do dosha Vata.
- É um aliado para o equilíbrio do dosha Kapha.
- O Amla é um rejuvenescer unificador dos doshas Pitta.
Indicações
O Amalaki é indicado para o rejuvenescimento do organismo, auxiliando na revitalização das células. É útil para aumentar a imunidade e fortalecer o sistema digestivo, tendo um efeito direto sobre o Agni (fogo digestivo) e eliminando ama (toxinas) do organismo.
Contra indicações
O uso do Amalaki é contraindicado para indivíduos com hipersensibilidade à planta.
Aspectos de segurança
O Amalaki é geralmente seguro quando utilizado nas dosagens terapêuticas corretas. Entretanto, é aconselhável que seja usada sob a supervisão de um profissional de saúde qualificado em Ayurveda.
Combinações
O Amalaki pode ser combinado com outras ervas como Haritaki (Terminalia chebula) e Bibhitaki (Terminalia bellirica) para formar a famosa fórmula Ayurvédica Triphala, benéfica para a digestão e desintoxicação.
Dosagem e formas de utilização
O Amla pode ser tomado na forma de cápsulas, churna (pó) ou tintura, de acordo com a recomendação de um profissional de saúde Ayurveda. A dosagem habitual é de 1 a 2 cápsulas ou 1/4 a 1/2 colher de chá de churna, 2 vezes ao dia.
Convidamos você a conhecer mais sobre o Amalaki e outros tesouros da medicina Ayurvédica no site do Espaço Arjuna.