Equilibrando Pitta Agravado: Guia Ayurvédico de Dieta e Rotina Segundo o Charaka Saṃhitā
Entendendo o Pitta Agravado … Dieta para Pacificar o Pitta … A Rotina que Apazigua Pitta … Aplicações
Entendendo o Pitta Agravado … Dieta para Pacificar o Pitta … A Rotina que Apazigua Pitta … Aplicações
Entenda Vata Dosha Desde tempos imemoriais, a medicina Ayurveda tem sido um farol de saúde e bem-estar, guiando-nos
A sabedoria milenar do Ayurveda No coração da filosofia indiana, há um respeito profundo pela natureza e sua
Em toda história do Ayurveda, o Charaka Saṃhitā चरक संहिता é uma obra que resplandece como uma luz
ॐ नमः शिवाय! Acomode-se, respire profundamente e prepare-se para uma jornada através das sabedorias milenares do Ayurveda, a
Charaka Saṃhitā e a Profundidade do Dosha Kapha: Características e Identificação O corpo humano é um campo de
Matthieu Ricard – O homem mais feliz do mundo ! Essa careca cheia de 256 eletrodos de EEG é de Matthieu Ricard, um dos integrantes do Instituto Mind and Life, conhecido aqui no Brasil pelo livro O monge e o filósofo e pelo mais recente Felicidade: a prática do bem estar. Saiba +, clique na imagem! #EspArjuna
Podcasts – Bhagavad Gita e Meditação com Glória Arieira
Este foi um dos maiores presentes que já vi neste nosso meio da cultura indiana: Os podcasts da Professora Glória Arieira !
01. Estamos sofrendo um excesso de estímulos? O contexto de vida contemporâneo nos submete a um volume imenso de informações visuais e auditivas, em um simples passeio por uma cidade, quando dirigimos nossos carros, obriga nossas mentes ao processamento de um volume absurdo de informações, de forma consciente e em um nível muito maior, de forma inconsciente.
A Meditação e a Imunidade – Os resultados de um estudo junto a um grupo de pessoas em meditação, realizado por Davidson (2003), apontam que os participantes que receberam a vacina contra a gripe desenvolveram significativamente mais anticorpos que as pessoas do grupo de controle que não praticavam meditação.
A Meditação, o Coração e sistema nervoso autônomo – O sistema nervoso autónomo (SNA), que inclui os nervos que controlam as batidas cardíacas e nosso sistema endócrino, músculos do sistema digestivo, é constituído de duas partes que realizam funções opostas a fim de manter a homeostase. O primeiro é o sistema nervoso simpático, que está relacionada à ação, e o segundo é o parassimpático, que está relacionado com o relaxamento e funções passivas. Tais partes funcionam alternadamente, mantendo o equilíbrio do todo. O sistema nervoso simpático nos prepara para a ação em caso de emergência ou ameaça, principalmente em situações que exigem atitudes físicas, correr, lutar ou saltar. Em situações assim, as descargas de adrenalina nos preparam para a ação.
A Meditação e a sua respiração – Entenda os benefícios – A respiração muitas vezes é utilizada pelos meditadores como algo a ser observado ou alterado; a respiração consciente causa mudanças na química do cérebro, proporcionando, a princípio, níveis de oxigenação diferenciados. Outro aspecto importante é a região do tronco utilizada na respiração. A respiração abdominal tem um efeito fisiológico distinto, em um estudo sobre os efeitos da respiração profunda concluiu-se que a respiração abdominal (VAB) promove um estado de predominância de ondas alfa de alta, que resulta em uma sensação de vigor e um estado de redução da ansiedade.
Mudanças em nível cerebral – Um dos quatro pares de lobos no córtex cerebral, regiões que mais demonstram diferenças se comparadas aos cérebros de nossos antepassados. Embora os lobos frontais tenham funções ainda pouco conhecidas, sabemos que muitas das habilidades humanas mais complexas, como planejamento de ações sequenciais, comportamentos sociais, a espontaneidade, a memória, a linguagem, a iniciação, julgamento e questões emocionais são tratadas por essa região.
Introdução sobre Meditação – Nas últimas décadas, os equipamentos de ressonância magnética nos permitiram pesquisar aspectos que antes eram completamente desconhecidos e trouxeram a meditação para os laboratórios, para ser estudada a luz da ciência.
O que aprendi observando a mente – Henrique Lemes #EspArjuna Um incrível retiro de dois anos e seus resultados. – “Por que alguém entra em retiro? A pessoa entra em retiro para compreender quem ela é de verdade e qual é verdadeiramente a situação. Quando ela começa a compreender a si, então pode verdadeiramente compreender os outros, porque somos todos interligados.” –Tenzin Palmo
Queria contar uma experiência feita com um paciente em coma profundo, era um empresário, que trabalhava muito e praticava tênis.
O paciente foi colocado em um equipamento de ressonância magnética e quando pediam a ele para pensar no trabalho e no escritório determinadas áreas de cérebro se ativavam e isso era visto nas imagens…
Endereço
R. Diógenes de Almeida Marins, 140 – Jardim Prestes de Barros, Sorocaba – SP, 18021-210
Contato